Indaiatuba

Anvisa proíbe marca de lente de contato colorida

A venda e uso da lente de contato colorida Nipon Cosplay está proibida em todo o Brasil. A proibição foi feita recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido à falta de registro do produto.

O produto era vendido pela internet para uso estético, para composição de fantasias com personagens de jogos eletrônicos ou de mangás (cosplay).

De acordo com a oftalmologista Valéria Sanches, mesmo as lentes devidamente registradas na Anvisa necessitam de prévia avaliação médica. "As lentes de contato podem, quando não bem adaptadas, influenciar e comprometer a visão, e até mesmo levar à cegueira", ressalta.

Alguns fatores influenciam na adaptação às lentes, conforme explica a médica. "Tamanho, espessura, curvatura das córneas, e ainda doenças prévias ou latentes, que podem ser desencadeadas pelo fato da não-adaptação em si. Os parâmetros das lentes, tipo de material, tempo de uso e a assepsia (higienização) das lentes também devem ser considerados", acrescenta Valéria.

Todavia, um levantamento feito pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, revela que 30% das pessoas começam a utilizar lentes de contato por conta própria. Segundo Valéria, tal atitude pode gerar vários riscos. "São vários, desde a mudança nas características da córnea, e consequentemente, na quantidade e qualidade da visão, até alergias, infecções e perda da visão", cita.

Os profissionais salientam ainda que um percentual da população não pode fazer uso das lentes de contato. "Em torno de 16% estão impossibilitadas de usar, por conta de olho seco, doenças oculares externas, alergias e borda da córnea irregular", cita Leôncio. Ele esclarece ainda que, no caso da adaptação ser realizada por um especialista pequenos ajustes como, por exemplo, a aplicação de lubrificante ocular, adequação ao material ou a personalização da curvatura pode evitar complicações.

Vaidade

Outro questionamento muito comum é a combinação de maquiagem com as lentes de contato. Valéria aponta que "de um modo geral, as lentes e a maquiagem não deveriam ser compartilhadas, jamais. Normalmente, a validade das lentes tende a ser menor nos casos de quem utiliza muita maquiagem nos olhos. Para não abrir mão da vaidade, é importante dormir sem as lentes de contato e sem maquiagem. A limpeza diária das lentes também é imprescindível", orienta a médica.


Fonte:


Notícias relevantes: