Indaiatuba

Evento regional na cidade trata abordagem do fumante no SUS

Indaiatuba sediou nos dias 10 e 11 evento regional de capacitação que tratou da abordagem do fumante no Sistema Único de Saúde (SUS). Promovido pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), na Faculdade Max Planck, o treinamento contou com a participação de 117 profissionais de 18 municípios paulistas.

Profissionais do Cratod, da Secretaria Municipal da Saúde e da faculdade ministraram palestras e mesas-redondas abordando temas como: modelo de tratamento e bases para abordagem do fumante; formas de consumo: narguilé, cigarro eletrônico, tabagismo ambiental e passivo; tabagismo e comorbidades psiquiátricas; tabagismo e odontologia; entre outros. A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Geni Regina Pizani, também esteve no evento.

Na abertura do encontro, a secretária municipal da Saúde, Graziela Garcia, informou que a intenção é ampliar o Programa Municipal de Controle de Tabagismo. "Estamos fortalecendo nossas ações de prevenção aos agravos à saúde", comentou "A partir desta capacitação, vamos trabalhar para oferecer o tratamento em todas as nossas unidades básicas de saúde."

O programa é oferecido pela Prefeitura desde 2008 no Programa Saúde da Família (PSF) do Parque Residencial Indaiá e do Jardim Itamaracá. O tratamento segue diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do SUS, incluindo acompanhamento com equipe para auxiliar aqueles que querem deixar o vício do tabaco. É constituído por grupos que se reúnem uma vez por semana por três meses.


Fonte:


Notícias relevantes: