Indaiatuba

1º lote da restituição do Imposto de Renda sai nesta sexta

IR 2018

O pagamento do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2018 será feito pela Receita Federal nesta sexta-feira, dia 15. Estarão neste grupo 2.482.638 contribuintes que receberão R$ 4,8 bilhões; o lote também incluirá restituições residuais de 2008 a 2017. Em relação a 2018 serão R$ 4,72 bilhões e 2.463.665 contribuintes.

Os contribuintes também já estão podendo pesquisar para saber se ficaram ou não na malha fina. Para o contabilista, Welinton Mota, quem sabe (ou acredita) que errou na declaração, a preocupação em pesquisar a situação é válida, mas não é necessário nervosismo. Ajustes ainda são possíveis, por meio da declaração retificadora, antes que seja chamado pelo Fisco.

Para saber se há inconsistências na declaração do IR, é necessário que o contribuinte acesse o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2016, disponível no portal e-CAC da Receita. Utilize o código de acesso gerado na própria página da Receita, ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada.

De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.

"Em relação à declaração retida, se não houver erros por parte do contribuinte que necessite enviar uma declaração retificadora, o caminho é aguardar ser chamado para atendimento junto à Receita", complementa Welinton.

O acesso referente à restituição pode ser feito pelo site da Receita Federal: idg.receita.fazenda.gov.br. O contribuinte também pode obter informações no telefone 146.


Fonte:


Notícias relevantes: