Indaiatuba

Celebrações a Santo Antônio reúnem fieis

Na quarta-feira (13) foi celebrado o dia de Santo Antônio, e as igrejas receberam os fieis em todos os horários. Eles foram agradecer bênçãos recebidas e pedir ao padroeiro dos casamentos para realizar o sonho de subir ao altar.

Segundo Fátima Bianchi, atuante na Comunidade Santo Antônio, no Centro de Indaiatuba, segue valendo a tradição de contar com o "empurrãozinho" do santo para encontrar um par. "Ainda tem muita gente que vem pedir um bom matrimônio", garante. "Outros também pedem para serem felizes no casamento, e eles normalmente têm seu desejo realizado."

Além de casamentos, os devotos também pedem a intercessão do santo em casos de saúde, para ter fartura e conseguir emprego. "Logo pela manhã pessoas fizeram doações de pães em agradecimento por empregos conquistados; elas participaram da trezena aqui na capela e fizeram os pedidos, e em poucos dias alcançaram a graça", assegura Fátima.

Logo após a Missa, foram realizadas a procissão e a bênção dos pães, distribuídos aos fieis. E o pão de Santo Antônio você nunca pode comer sozinho - deve ser partilhado; porque assim você vai estar compartilhando as bênçãos do santo com amigos e familiares", ressalta.

Medalhinha

Na Igreja de Santo Antônio do Jardim Morada do Sol, os fieis seguiram em busca do tradicional bolo, dentro do qual havia medalhinhas do santo. "A lenda diz que a pessoa que encontrar a medalha se casa", observa uma das colaboradoras. "Inclusive, há muitos testemunhos dos que conseguiram."

Uma das voluntárias que ajudou na confecção do bolo, Carmen Ajala, 50 anos, é testemunha de que a lenda pode virar realidade. "Eu era viúva e estava trabalhando na festa; quando fui comer um pedaço do bolo que havia sobrado, encontrei a medalhinha de Santo Antônio. Um mês depois comecei a namorar e agora faz dois anos que estou casada", conta.


Fonte:


Notícias relevantes: