Indaiatuba

Copa é tema de projeto para 3ª idade

A Copa do Mundo de Futebol, em disputa na Rússia, é o tema que está sendo trabalhado pela equipe do projeto Vida Feliz, do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Indaiatuba, com os 17 grupos de terceira idade do município. Durante este mês, está sendo feita uma apresentação descontraída e teatral com informações sobre o país russo.

A coordenadora do projeto, Maria das Graças Araújo Mássimo, explicou que o objetivo é levar ações e atividades que mobilizem os integrantes dos grupos em torno de um assunto. "Como estamos em época de Copa do Mundo, a maioria das pessoas se interessa pelo tema", comenta. "Os idosos participam ativamente destes encontros e descobrem um jeito alegre e divertido de se manterem bem informados."

Os professores Graziela Baz e Victor Tegério buscam levar de uma maneira leve e divertida as informações sobre o país-sede, como a sua localização geográfica, seus costumes, música, religião arquitetura, hábitos alimentares e o rigoroso inverno russo, com temperaturas que chegam a 50 graus negativos na região da Sibéria. Eles apresentam um breve vídeo institucional sobre a Rússia, interagem com os participantes e destacam que são 32 países participantes em 2018. Apresentam o mascote do Mundial, o lobo siberiano Zabivaka e a taça que representa as bonecas matrioskas (símbolo da Rússia, nas cores vermelho, ouro, azul e preto, cores da cultura russa). No topo da taça há três bolas azuis estreladas que representam o espaço, referência à corrida espacial, e por último a bola, que recebeu o nome de Telstar 18, em homenagem à bola do Mundial de 1970, que se chamava Telstar.

Rússia

A Rússia é um país localizado no norte da Eurásia. A primeira curiosidade sobre essa nação é que ela se destaca por ser o maior país do mundo. Sua área é equivalente ao dobro da brasileira, totalizando 17.075.400 quilômetros quadrados. O país conta com aproximadamente 120 mil rios que passam em seu território, mas a maioria, durante o inverno, permanece congelada. E o nono país mais populoso.

O país foi o terceiro maior império da história, e possuía territórios que iam desde a Polônia até o Alasca, sendo que essa última região foi vendida aos Estados Unidos.

A Rússia também é destaque por possuir um dos maiores arsenais nucleares do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

A capital da Rússia é Moscou, a cidade mais populosa do país, com 10,5 milhões de habitantes. Em relação ao clima, a Rússia tem temperaturas máximas que dificilmente ultrapassam os 25º C no verão. Já as mínimas variam entre -40º C e -8º C durante o inverno. O clima do país é ártico, temperado e subtropical. A cidade mais fria do mundo, inclusive, Yakutsk, fica na região da Siberiana, na Rússia, tendo temperaturas próximas a -50°C durante o inverno.

Oitenta por cento da população é formada pela etnia eslava russa, mas existem bashkires, ucranianos e tártaros como minorias expressivas, e a religião predominante é o cristianismo ortodoxo. Outro fato bastante curioso é que na Rússia o Natal é comemorado em 7 de janeiro.

A maior floresta do mundo, ao contrário do que muitos pensam, não é a floresta amazônica, mas sim a taiga russa, que ocupa 43% do território russo, e ainda está localizada na Escandinávia, no Alasca e no Canadá.

O país é hoje o maior produtor mundial de cevada, trigo sarraceno, aveia, semente de girassol e centeio. Outra curiosidade é que Moscou é uma cidade onde reside o maior número de bilionários do mundo.


Fonte:


Notícias relevantes: