Governo alerta sobre febre amarela
A Secretaria de Estado da Saúde reforça o alerta para a vacina contra a febre amarela, previamente às viagens no período das férias escolares. A dose precisa ser tomada com dez dias de antecedência.
A vacinação no território paulista foi intensificada e, desde 18 de junho, moradores das 645 cidades vêm recebendo as doses. O governo estadual também estendeu a imunização para 190 cidades que até então não estavam no mapa de recomendação. Nesses locais, inicialmente estarão disponíveis as doses fracionadas da vacina, que é segura e eficaz, de acordo com a Saúde do Estado.
Em nota, a assessoria da Saúde de Indaiatuba salientou que a vacina contra a febre amarela continua disponível nas unidades de saúde (UBS), e os que ainda não se imunizaram podem procurar uma unidade.
A recomendação é para que os interessados entrem em contato com o posto e verifiquem o melhor período para se imunizarem. A medida é para evitar o desperdício, uma vez que o frasco é multidoses e deve ser administrado logo após aberto.
Até o último dia 13, o município não registrou nenhum caso de febre amarela, e as 13 notificações foram descartadas.
Público-alvo
Está mantido o uso da dose padrão para crianças com idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajarão para países com exigência da vacina e grávidas residentes em áreas de risco. Já os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e de doença falciforme, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.
Fonte: