Indaiatuba

Santa Ignês e Samaritano agora fazem cirurgia cardíaca infantil

O Hospital Santa Ignês e o Hospital Samaritano de Campinas oferecem agora cirurgias cardíacas infantis. O programa foi lançado na noite de ontem, no hotel Vitória, ocasião em que os cirurgiões Fernando Antoniali e Maurício Marson ministraram palestras sobre o tema para médicos pediatras, ginecologistas e cardiologistas de Indaiatuba.

Segundo a assessoria do Santa Ignês, a partir de agora os pacientes não têm mais a necessidade de se deslocarem à capital paulista para realizarem o procedimento. O diferencial é oferecido às crianças beneficiárias do PHS Samaritano Saúde, atendidas pelo hospital Samaritano de Campinas. Os pequenos diagnosticados com alterações cardiológicas são atendidos por esse serviço especializado dentro do hospital.

Priscila Facanha Maruoka, cardiologista pediátrica responsável pelo serviço, destaca o ambulatório de cardiopediatria é novidade no HSC. "São consultas agendadas para os pacientes infantis que possuem algum problema cardiológico. O atendimento é feito no próprio hospital e, se o pediatra perceber que precisa de uma avaliação especializada, ele encaminha para o ambulatório. Atendemos e realizamos exames necessários para diagnóstico", esclarece a médica.

"Uma em cada cem crianças que nascem tem problemas cardíacos; e agora, elas são acompanhadas não só dentro do hospital, quando internadas, mas também em consultas ambulatoriais", com-

plementa Priscila. Para ela, a cardiopediatria infantil é importante avanço em uma unidade hospitalar. "Garante mais segurança e qualidade de vida para as crianças que nascem com problemas no coração. Em hospitais onde o serviço não é oferecido, uma avaliação pode levar mais de uma semana para ser feita."


Fonte:


Notícias relevantes: