Indaiatuba

Colégio ESCALA está pronto para receber a BNCC

O governo federal, a partir desde ano, está mudando as regras da educação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - um documento de caráter normativo que define as diretrizes de aprendizagens essenciais da Educação Básica. Apesar do prazo de adaptação se estender até 2020, o Colégio ESCALA já vem trabalhando conhecimentos, competências e habilidades com seus estudantes.

A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Sempre com um passo à frente, o Colégio ESCALA ao longo dos seus 40 anos vem desenvolvendo projetos que possam ser essenciais na formação pedagógica, ética e humana de seus alunos. “Desde sempre nos preocupamos em trabalhar e desenvolver as habilidades, as múltiplas Inteligências, levar ao aluno conhecimentos de cidadania e integração social através de projetos, incentivos e ensinamentos”, ressalta a diretora Maria Rosangela Silva.

Com base da nova norma, o Colégio ESCALA já vem oferecendo e trabalhando inúmeros pontos destacados pela nova lei que divide a educação moderna em comum x diversificada. “Na Educação infantil já atendemos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos, pois propiciamos diariamente atividades que estimulem a convivência, a participação, a brincadeira, a exploração, a expressão e o autoconhecimento através de experiências ricas e lúdicas. Assim, também ocorre no Ensino Fundamental. Em nosso currículo escolar temos atividades diferenciadas que se encaixam muito bem nesse novo contexto modernizado, como aulas de empreendedorismo, educação financeira, educação emocional, projetos que trabalham temas atuais como os nossos seminários; propostas que desenvolvem a cidadania e ética, entre outros. No mundo atual, além da capacidade cognitiva, as competências socioemocionais contam muito e é na escola, no espaço coletivo, que os estudantes vão treiná-las verdadeiramente, conta a diretora.


Fonte:


Notícias relevantes: