Indaiatuba

Shopping recebe campanha de combate à hepatite viral

O Polo Shopping recebe neste sábado (28), a partir das 10h, campanha de mobilização para erradicação de hepatites virais. A iniciativa, com participação de voluntários do Rotary Club Indaiatuba, OSC Gabriel e Drogasil, oferecerá à população informações e testes gratuitos para identificação da presença dos vírus VHC ou HCV no sangue.

Este é o terceiro ano consecutivo que a ação acontece na cidade. Os testes fazem parte do movimento "Hepatite Zero", que pretende erradicar a presença do vírus no mundo e são fornecidos pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH). A campanha já identificou 11 casos em Indaiatuba que, quando detectados, são encaminhados ao serviço público de saúde da rede municipal para exames e acompanhamento.

Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 3 milhões de brasileiros infectados pelas hepatites virais. A transmissão pode ocorrer ao compartilhar utensílios como aparelhos de barbear, alicate de cutícula, agulhas e por material não esterilizado na colocação de piercing, tatuagem ou

qualquer procedimento cirúrgico em ambiente não estéril. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 também devem fazer o teste.

A hepatite C é a que mais mata, sendo responsável por 70% dos casos fatais. Um a cada três transplantes de fígado ocorre por complicações da doença. Mas 90% dos casos tem tratamento. Com o diagnóstico precoce, há chance de impedir que a doença progrida.

A gerente de marketing do

Polo Shopping Indaiatuba, An-

drea Fernandes, comemora a

parceria e destaca a importância da ação. "É extremamente gratificante fazer parte dessa campanha que convida a sociedade civil a mobilizar-se", ressalta. "Os testes, oferecidos de forma rápida e gratuita, podem salvar vidas e reduzir a fila de transplantes." Também são parceiros na ação a Unimed Campinas e a Novartis Biociência.

O Polo Shopping fica na Alameda Filtros Mann, 670 (Jardim Tropical). Os testes gratuitos para hepatite C, aferição da pressão arterial e glicemia serão oferecidos próximo à Drogasil, das 10h às 20h (ou enquanto durarem os estoques).


Fonte:


Notícias relevantes: