Indaiatuba

Influência das emoções é tema de palestra no dia 22

EVENTO

Indaiatuba recebe na quarta-feira, dia 22, uma palestra sobre a influência das emoções no corpo físico, com a vice-presidente do Sindicato dos Psicanalistas de São Paulo (Sinpesp), Elizandra Souza. A psicanalista, professora, mestre em educação e escritora irá abordar de que forma o emocional afeta nosso corpo, causando dismorfobia, insatisfação e angústia.

Entre os tópicos abordados, Elizandra irá explicar sobre a busca por padrões de beleza e procedimentos estéticos, dietas arriscadas e a forma como a sociedade expressa julgamentos indevidos a pessoas que estão acima do peso.

De acordo com Elizandra, atualmente há uma excessiva preocupação com a estética, e o corpo é visto como um objeto destinado aos anseios sociais e virtuais. "Existe uma ideologia narcisista que visa apresentar o sucesso, bem-estar e satisfação integral do indivíduo, em um lugar onde não se admite a expressão de fracasso ou tristeza", considera.

Movimentos, roupas, acessórios, até a fala e o sorriso mostram algo sobre nós. "Esses sinais podem ser lidos, revelados ou até mesmo falseados. Nós conhecemos e interpretamos as pessoas através daquilo que o corpo mostra", complementa a psicanalista.

Especialmente em relação às mulheres, Elizandra chama a atenção para a questão da ditadura da beleza. "Mesmo que a mulher acredite conhecer seus limites, ela acaba se escravizando, sem perceber, a um ideal de beleza muitas vezes inalcançável", aponta.

"Elas têm seus corpos fragmentados pela mídia, que os divide em partes, visando apenas o consumo. O discurso capitalista as relaciona à aquisição de objetos que correspondem ao ideal de beleza e juventude, ainda que em detrimento da saúde. Este discurso transforma o sentido de ser das pessoas, ao mesmo tempo, que promove o imperialismo do objeto sobre o sujeito no mundo globalizado", complementa Eizandra.

Ingressos

O evento será no consultório da psicanalista, à Rua Ademar de Barros, 475, voltado a profissionais e estudantes de psicologia, e ao público em geral. Os ingressos custam R$ 40 e devem ser adquiridos até um dia antes da palestra, pelo telefone: (11) 99524-1143, até um dia antes do evento.


Fonte:


Notícias relevantes: