Indaiatuba

Mesmo após erradicação, casos das doenças surgem no país

SAÚDE

Popularmente conhecida como 'paralisa infantil', a poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo. O último caso da doença no Brasil ocorreu em 1989. As ações de prevenção e controle, em especial a vacinação, contribuíram para que, em 1994, o país recebesse da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas.

Os Estados de Roraima e Amazonas estão enfrentando surtos de sarampo, com mais de 300 casos confirmados este ano. Em 2015 foram confirmados casos da doença no Ceará, São Paulo e Roraima. Em Indaiatuba não há casos da doença desde 2004. A cobertura vacinal no município em 2017 foi de 80% e até julho deste ano, está em 49,2%. De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

Desinformação

A principal causa do retorno de doenças já erradicadas é o fato da população deixar de tomar as vacinas. As chamadas "fake news" são as principais responsáveis pelo temor das pessoas em relação às imunizações.

O site www.boatos.org apresenta diversas notícias envolvendo, inclusive, supostas declarações de personalidades conhecidas, como no caso de Bill Gates. O portal cita o vídeo onde o empresário diz que vacinas servem para esterilizar pessoas e reduzir a população mundial. Outras postagens são mencionadas pelo site, que ao final, constata: "(...) o vídeo que viralizou na internet é fruto de uma teoria baseada em sites de fake news, boatos desmentidos, desinformação e muito alarmismo. Ou seja, a história é enganosamente falsa e perigosa (...)".


Fonte:


Notícias relevantes: