Indaiatuba

Comemorações da Semana da Pátria começam na 2ª

As comemorações à Independência do Brasil começam mais cedo em Indaiatuba. A partir de segunda-feira (3) e até o dia 23, a Praça Dom Pedro II (Centro) receberá o Projeto Praça Patriota. No feriado de sexta (7) a administração municipal promove o tradicional desfile cívico, a partir das 8h30, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (marginal do Parque Ecológico) entre as Ruas Miguel Domingues e Benedito Narezzi, próximo ao Barco.

O desfile terá aproximadamente 3 mil participantes. Será iniciado com a Corporação Villa-Lobos em formato de fanfarra, seguido por aproximadamente mil alunos da rede municipal. Também participarão grupos de escoteiros, integrantes das secretarias de Esportes, Cultura e Saúde, do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), da Guarda Civil, Defesa Civil, Centro de Educação Pré-Militar e Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec). O evento também contará com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) e das empresas Agritech, Kion, Corpus, John Deere e Toyota, todos com veículos e viaturas.

Praça Patriota

A partir de segunda-feira será possível conferir o Projeto Praça Patriota, na Praça Dom Pedro II. O tema do evento é "A pátria e seus símbolos: O Exército Brasileiro". Trata-se de uma exposição com equipamentos utilizados pelos soldados e painéis retratando a história do Exército brasileiro, com breves relatos de importantes batalhas travadas ao longo da história.

"Nossa sugestão é que o tema seja tratado por toda a comunidade escolar", comenta a secretária de Cultura, Tânia Castanho. "Aproximadamente 2.400 crianças da rede municipal visitarão o espaço logo na primeira semana." Ela informa que a Praça Patriota é aberta para a visitação de públicos de todas as idades.

Segundo Tânia, o tema também será abordado nas escolas da rede municipal no decorrer do mês, quando serão promovidas atividades para que as crianças aprendam mais sobre a história do Brasil e sua importância.


Fonte:


Notícias relevantes: