Indaiatuba

Protagonismo do aluno no Colégio ESCALA

O Colégio ESCALA, há 40 anos atuando na educação da cidade, tem dentro da sua Proposta Pedagógica a visão de trabalhar com afinco para propiciar o protagonismo estudantil em seu espaço escolar. Para a escola, o aluno deve estar frequentemente em destaque, participando de eventos, seminários, exposições artísticas, entre outras ações que os levem ao desenvolvimento cognitivo e pessoal.

O protagonismo estudantil é um processo educativo que garante aos jovens e crianças uma vivência e um aprendizado de diversas questões do dia a dia, proporcionando o fortalecimento de um autoconceito positivo, a formação de vínculos saudáveis e o desenvolvimento de potencialidades e talentos.

Entretanto, para que se desenvolva o protagonismo na escola é necessário desenvolver um relacionamento entre o professor e aluno, em que o adulto deixa de ser somente um transmissor de conhecimentos para ser um colaborador e um incentivador do jovem na descoberta de novos conhecimentos e na ação comunitária. "Essa prática é trabalhada e desenvolvida em todas as séries de nossa escola. Aqui estimulamos performances diversas através de debates, experiências práticas, reflexões abertas para o aluno opinar, trabalhos em grupo, apresentações de conteúdos de diversas disciplinas através de semináriose participação em feiras internas e externas. Lembro também da participação deles em projetos desde a elaboração de temas até a execução dos mesmos, como as ações da aula de empreendedorismo", conta a diretora Maria Rosangela Silva.

Ainda segundo a diretora, o protagonismo dá autonomia e confiança para o estudante, que acaba sendo peça importante na sociedade. "Eles acabam desenvolvendo o lado pessoal e social, passando a ser agentes do processo educacional e não meros receptores de conhecimentos, o que com certeza, leva esse jovem a uma vida adulta bem sucedida em todos os aspectos: profissional, familiar, social e econômico".


Fonte:


Notícias relevantes: