Indaiatuba

Indaiatuba conta com cirurgia oftalmológica de alta complexidade

SAÚDE

Indaiatuba já conta com cirurgia oftalmológica de alta complexidade, como a de retina. O primeiro procedimento, conhecido como vitrectomia via pars plana, foi realizado no dia 6 de setembro, pela equipe do médico oftalmologista Nelson Chamma Capelanes, no hospital Santa Ignês.

A cirurgia foi implantada na unidade hospitalar graças ao investimento em um microscópio cirúrgico e em um vitreofago de última geração. Agora, os pacientes de Indaiatuba e região poderão ser submetidos a esse procedimento no Santa Ignês. Até então, essa estrutura não estava disponível na cidade.

“A vitrectomia consiste na remoção do gel vítreo que preenche a porção posterior do globo ocular. Essa remoção é necessária em alguns tipos de descolamentos de retina e também em hemorragia e infecções, dentre outras alterações”, explica o médico, que é especialista em cirurgia vitreorretiniana.

Segundo ele, “não é todo descolamento de retina que é tratado por vitrectomia”. O especialista aponta que, devido ao fato da vitrectomia ser feita através de microincisão, o pós-operatório e a recuperação são mais rápidos e mais seguros.


Fonte:


Notícias relevantes: