Indaiatuba

O folclore comemorado no Colégio ESCALA

Em tempos de muita modernidade, quando a tecnologia domina nosso meio, pensar no resgate do folclore e das nossas tradições tem se tornado em assunto importante nas escolas.

No Colégio ESCALA, acredita-se que é necessário trazer o tema frequentemente, não só no mês de agosto, quando o folclore é comemorado.

“Para mantermos vivas nossas tradições e a riqueza do folclore brasileiro o tema aparece em nossa escola através de contação de histórias, elaboração de cordéis, apresentação de peças teatrais e musicais, aulas de culinária, festejos juninos entre outras atividades”, comenta a diretora Rosângela Silva.

Para a Unesco, folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação, por essas e outras razões não podemos deixar nossa cultura perder-se.

No Colégio ESCALA, dias atrás, foi realizada a contação de histórias folclóricas feita pelos alunos do Fundamental 1 para os da Educação Infantil. E no Fundamental 2 os professores fizeram a contação de histórias simultâneas, na qual cada aluno pode escolher a história que queria ouvir.

Essa interação promove a aprendizagem, o gosto pela leitura e o resgate de muitas das nossas tradições.


Fonte:


Notícias relevantes: