Indaiatuba

Feira de ciências reúne trabalhos de estudantes

O Colégio Rodin promoverá neste sábado (22), das 9h ao meio-dia, a sua 4ª Feira de Ciências na quadra poliesportiva dentro das instalações do colégio, situada na Rua Padre Anchieta, 484. Os alunos do 6º ano do EF II à 2ª série do Ensino Médio têm na grade curricular o componente de Ciência Aplicada ao Cotidiano, e que é um diferencial no entendimento das ciências de maneira geral.

Segundo o professor de física Marcelo Teixeira, é ideal a convivência do aluno com a ciência desde cedo. "A feira de ciência estimula projetos que, realizados pelos estudantes, promovam a pesquisa, soluções de situações-problema associadas a fenômenos naturais, desenvolvimento de trabalho em grupo e correlação dos conteúdos das ciências da natureza (física, química e biologia) com a respectiva ocorrência na natureza" afirma, Teixeira.

Nessas aulas, os alunos trabalham com situações da física, química e biologia e têm a oportunidade de entender melhor como funcionam algumas coisas que vivenciam no dia a dia. Para a Feira de Ciências, os professores convidam as turmas a selecionarem um projeto de interesse e desenvolvê-lo ao longo dos meses de aula, com o intuito de apresentá-lo à comunidade que visita o evento.

Um dos objetivos da Feira de Ciências é aproximar o estudo fenomenológico dos eventos naturais que de alguma maneira estão contextualizados em nossa sociedade tecnológica. Promover a interação social entre os estudantes e levantar questionamentos sobre o porquê da investigação científica. Ainda de acordo com o Marcelo, todos os trabalhos passam por um processo de avaliação. "Com o desenvolvimento da pesquisa e elaboração do trabalho que ocorreu durante estes meses até a presente data. A cada etapa o professor atua como orientador do projeto, indicando pontos que merecem destaque, que se apresentam adequados ou que necessitam aprimoramento" conclui o professor.

Nesse ano, os alunos dos 6ºs anos do EF II à 2ª série do EM poderão compartilhar conhecimentos científicos com os pais e visitantes da feira, através de diferentes experimentos, como: curto-circuito, travesseiro instantâneo, vulcão, corrida de barquinhos, suco mutante, eletrólito, líquido Não-Newtoniano, eclipses, geleca Magnética e muitos outros.

A feira contará com o apoio do Colégio Le Perini.

Serviço:

O Colégio Rodin está localizado na cidade de Indaiatuba-SP, na Rua Padre Anchieta, 484 (Vila Sfeir). Com um ensino forte em um ambiente acolhedor, o colégio oferece o fundamental - anos finais -, o Ensino Médio e o Curso Preparatório para o Vestibular.

Mais informações:

Tel: (19) 3392-6008

Redes sociais:

www.colegiorodin.com.br

www.facebook.com/colegiorodin

www.instagram.com/colegiorodin


Fonte:


Notícias relevantes: