Indaiatuba

2ª edição do Ação Jovem será no dia 29 de setembro

PROJETO

A Secretaria de Cultura realiza, no dia 29 de setembro, a 2ª edição do Ação Jovem, no Ciaei. Serão oferecidas 20 oficinas gratuitas com temas variados, entre eles, teatro, fotografia, edição de vídeo para smartphones, alimentação saudável, maquiagem e cabelo e defesa pessoal.

As inscrições devem ser feitas no site da Prefeitura: www.indaiatuba.sp.gov.br/acao-jovem/ no período de 20 a 28 de setembro. Para se cadastrar nas oficinas, que terão em média duas horas de duração, é preciso ter no mínimo 13 anos de idade. Cada jovem poderá participar de uma oficina e deverá apresentar o RG no dia do evento.

A concentração será a partir das 7h30 do dia 29, e a abertura oficial está prevista para às 8h, com o comediante Renato Albani e seu novo stand up Alguém me explica o mundo

Confira os temas das oficinas:

1 – FOTOGRAFIA

Tem como objetivo apresentar aos jovens noções básicas de fotografia e composição de imagens para melhorar o conteúdo do material capturado por eles no dia a dia.

Prof. Du Turati - Formado em Comunicação Social, especialista em Gestão de Conteúdos e redes sociais. Atuou como FOTÓGRAFO em vários veículos de comunicação da cidade. Hoje atua como produtor de conteúdo no setor de Comunicação Social da Guarda Civil de Indaiatuba.

50 Vagas

2 – TEATRO

Sabe-se que os jogos teatrais são aliados para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicossocial. Tem a função de integrar e sociabilizar ideias, desenvolver também a parte indutiva e racional através de expressão de suas emoções.

Profª Natália Lopez - Atriz profissional, formada em teatro pela CEUNSP/Salto. Atualmente trabalha como educadora teatral no Colégio Rodin. Colaboradora convidada Alessandra Oliveira.

60 Vagas

3 – PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

A importância de estar preparado para o mercado de trabalho, com dicas de como elaborar um currículo, entrevistas, e etiqueta profissional.

Profª Adriana Bussola Gimenes - Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos, com 18 anos de experiência em administrar pessoas em treinamento e desenvolvimento pessoal no processo de recrutamento e seleção.

60 Vagas

4 – CARRO ROBÔ COM ARDUINO, BLUETTOOTH E APP.

A Oficina tem como objetivo desenvolver um carro robô que será controlado por um aplicativo de celular utilizando o bluetooth. Para isso iremos aprender a ligar e desligar um Led e a controlar a potência de um motor de um carrinho, tudo isso utilizando o Arduino, um módulo bluetooth e um aplicativo de celular (Android).

Profº Reverton José de Paula - Engenheiro de Computação (Unifei), mestrando em Engenharia Elétrica (Unicamp), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (FAI), Designer Instrucional para EaD Virtual (Unifei), Big Data (MIT). Docente nas faculdades: FAI, CEUNSP FATEC, e especialista em Tecnologia da Informação na Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

40 Vagas

5 – MAKE UP AND HAIR

Tendências de cortes para 2018, como cuidar dos cabelos pós procedimentos químicos, (alisamento, descoloração e coloração). Terapia capilar. Quais os benefícios para você, que acredita no seu potencial.

Prof. Wesley Gomez Hair - designer e educador na rede pública e seus colaboradores, Meire, diretora da Mary Kay, Geziane e Arlindo.

60 Vagas

6 – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Nesta oficina serão elaboradas receitas para uma alimentação saudável com o objetivo de desenvolver hábitos alimentares saudáveis para todas as idades. Serão ofertadas dicas e um informativo do Ministério da Saúde com 10 passos para uma alimentação saudável.

Profª Valeria R. M. Cinquarolli - Nutricionista responsável pelo serviço de nutrição e dietética do HAOC. Especialista em Nutrição e professora da FIEC.

50 vagas

7 – EDIÇÃO DE VÍDEO PARA SMARTPHONES

Técnicas de filmagem e equipamentos de edição no App Quik.

Prof. Léo Cruz – Formado em Marketing pela Faculdade Max Planck. Atua na produção de vídeos (Videomaker) institucionais para as redes sociais da Prefeitura de Indaiatuba desde 2017.

Prof. Alex Jegorow – Criador conteúdo para a Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Indaiatuba, sócio proprietário do Basic Tapes (estúdio especializado em gravação de aúdio, live session, videoclipes e vídeos institucionais).

Prof. Diego Mantovani Silva Dias - Técnico em Sistema de Informação, produtor audiovisual e Técnico de Hardware.

40 vagas

8 – CONSULTORIA DE ESTILO E IMAGEM PESSOAL

Esta oficina apresenta dicas de moda, estilo, saúde e beleza! Além de ajudar na auto estima, você ainda vai ter dicas de como usar a sua imagem a seu favor!

Profª Carol Duarte - Jornalista, Assessora de Comunicação, Consultora de Estilo e Imagem Pessoal e digital Influencer. Atua no mercado de Comunicação e Moda desde 2009, fazendo o trabalho de conectar marcas e pessoas.

50 vagas

9 – COMO SE APRESENTAR EM PÚBLICO

A timidez sempre foi um desafio, mas o que te faz superar é acima de tudo acreditar no seu potencial, e colocar a prova suas qualidades e seus objetivos.

Prof. Mauricio Carvalho – Especializado em inteligência emocional, liderança e fortalecimento mental. Hoje ensina gestores a crescer na carreira e a desenvolver equipes, assim como atletas a se fortalecerem mentalmente.

200 vagas

10 – TAIKO GRANDES TAMBORES

É uma atividade artística originária da cultura japonesa que agrega Arte Cultura e Esporte, com a valorização da amizade e o trabalho em equipe.

Equipe Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) - Lucas Nakamura, Bruna Nakamura, Fernanda Takahashi e Lucas Fujii

50 vagas

11 – JIU JITSU DEFESA PESSOAL

É uma excelente ferramenta como defesa pessoal, auxiliando na melhora da força e resistência física.

Prof. André Calefo - Faixa preta em Jiu Jitsu, formado em Educação Física, praticando a mais de 15 anos esta modalidade

50 vagas

12 - MODELO E MANEQUIM

A oficina será focada na instrução básica sobre técnicas de passarela, postura e desenvoltura. Instruções sobre como andar, se comportar e posar para foto e vídeo.

Prof. Fernando Estevam - Coordenador do concurso Miss e Mister Indaiatuba, ministra cursos de passarela para formação de modelos, coordena os desfiles da Indaiatuba Expo Noivas.

50 vagas

13 – CONTROLE POSTURAL NA ADOLESCÊNCIA

A longo prazo, a má postura pode gerar limitações funcionais. Considerando que as escolas são locais ideais para a realização de ações que favoreçam o adequado desenvolvimento físico e motor de jovens e adolescentes. Nesta oficina iremos compreender melhor a relação entre postura e os fatores a ela relacionados favorecendo a informação e prevenção.

Prof.ª Dr.ª Cristiane Coelho Balesteiro - Bióloga, fisioterapeuta, especialista em fisiologia de exercício pela UNIFESP, especialista em aparelho locomotor no esporte, mestre em geriatria e gerontologia e doutora pela saúde pública.

50 vagas

14 – NOÇÕES DE MÁGICA

Oficina com uma proposta diferente e descontraída e com mágicas incríveis. Todos terão a oportunidade de aprender a fabricar as próprias mágicas com objetos que todos têm em casa.

Prof. Gustavo Cunha Pereira e Sidnei Fernando de Souza - Com mais de 10 anos de parceria a dupla de mágico possui um repertório completamente maluco, engraçado e totalmente diferenciado de tudo o que já se viu! Com mais de 1000 shows, os mágicos ilusionistas Gustavo e Fernando já foram protagonistas de vários programas de TV aberta. Preparem-se, pois eles farão você acreditar no impossível!!

50 vagas

15 – DESENHOS – ENTENDENDO E DESENHANDO

A oficina é destinada para jovens que se interessam pelo mundo do desenho, iremos conversar e fazer exercícios para entender objetos, formas e como representá-las com ferramentas básicas.

Prof. Felipe Longhini - Professor de Desenhos e Designer, formado pela FACAMP em Design.

40 vagas

16 – ROBÓTICA

Evolução da robótica, com exibição das participantes da FIEC no Fórum Mundial no Japão. Apresentação e explicação do funcionamento do Homem de Ferro. Montagem de parte de um robô. Na área de usinagem industrial haverá a demonstração da usinagem de um martelo de bola.

Prof. Lucas Mariano Konishi – Técnico em Eletroeletrônica, em Mecânica Industrial e Bacharelado em Engenharia Eletrica. Pós Graduado (MBA) Gestão e estratégia Empresarial.

Prof. Antonio Ociamo Minioli – Formado em Mecânica Geral pela Escola Senai, Formação Técnica com licenciatura parcial em Desenho Técnico e projetos de máquina e ferramentas, Técnico em eletroeletrônica pela FIEC. Cursando o 6º semestre de Tecnólogo e Mecatrônica Industrial (FATEC).

Prof. Victor Lopes da Silva – Formado em Usinagem, Desenho Técnico, Torno Fresa, Retífica e Auto Cad (SENAI). Mecânica (FIEC), Curso Projeto de Máquinas (PROTEC), Engenharia de Produção Mecânica (CEUNSP).

50 vagas

17 – OFICINA DE ROBÓTICA E GAME COM SCRATCH FOR ARDUINO

Na oficina serão introduzidos alguns conceitos de Games (objeto, cenário, movimentos e colisões), e de Robótica. Para isso serão desenvolvidos games com interação com o mundo físico utilizando sensores (Ultrassônico-Distância) e atuadores (LEDs e Buzzer-Sirene), controlados por Arduino e o Scratch for Arduino.

Prof. Wellington Roque - Engenheiro da Computação, com Mestrado e Doutorado na Faculdade de Engenharia Elétrica, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2008 e 2012, ambos na Área de Eletrônica, Instrumentação e Automação. Docente na Fatec no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.

40 vagas

18 – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Esta oficina irá colaborar fazendo uma palestra sobre a Importância do autoconhecimento para construção e gestão da carreira, com aplicação de um teste sobre as âncoras de carreira.

Prof.ª Adriana Bisterzo - Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, Pós-Graduação em Recursos Humanos pela FAAP, Formação em Coach com PNL pela ICC (International Coaching Community) e Coaching Ontológico pelo Instituto Appana. Master em Programação Neurolinguística (Iluminatta Brasil).

40 Vagas

19 – FUTURO PROMISSOR – CARREIRAS

A oficina tem como objetivo discutir as transformações no mundo do trabalho na atualidade e o impacto desse processo na vida dos jovens. Será utilizada metodologia ativa e abordagens sobre trabalho colaborativo através de vídeos, músicas e dinâmica de grupos.

Prof. Dr. Marcos Roberto Mesquita - Consultor de carreira e professor. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Ganhador do Prêmio Juventude (CNPq e Secretaria Nacional de Juventude 2006.

40 vagas

20 – XADREZ

O Xadrez ajuda a formar e desenvolver as relações interpessoais equilibradas, construtivas e esportivas, além de desenvolver o raciocínio lógico e a atenção. A oficina mostrará o atual panorama do Xadrez, na cidade, no Brasil e no mundo e convidará a todos para uma partida lúdica com tabuleiro Gigante e uma partida simultânea com os melhores jogadores jovens formado na cidade.

Prof. Evans Fritsch - Formado em Educação Física, com Pós Graduação em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagem-língua Portuguesa, Arte e Educação Física”, e em “Jogos e Estratégia e Integração de Novas Modalidades de Ensino”. Professor da Rede Municipal de Indaiatuba, árbitro de xadrez da PFX e CBX, além de atuar como Técnico da Equipe de Xadrez da cidade.

Colaboradores: Gabriel Robert Pereira da Silva, Kauna Aguiar Teixeira e Jeferson Dionísio Gomes

40 vagas


Fonte:


Notícias relevantes: