Indaiatuba

Campanha contra esmolas é intensificada

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) está intensificando a campanha permanente "Não Dê Esmolas". De janeiro a julho, o Serviço Especializado em Abordagem Especial conseguiu a ressocialização de 26 pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade e risco social.

Educadores e assistentes sociais promovem diariamente rondas e buscas ativas no Município. No primeiro semestre foram atendidas 372 pessoas, num total de 2.949 abordagens. Destas, 257 foram acolhidas e encaminhadas para instituições terapêuticas ou para a cidade de origem.

O secretário da Família e Bem-Estar Social, Luiz Henrique Furlan, ressalta que é preciso conscientização da sociedade. "O ato de dar esmola acaba contribuindo para que os moradores de rua permaneçam nessa situação", comenta.

A diretora do departamento de Proteção Social Especial, Sandra Maria de Moraes, complementa dizendo que o ato de dar esmola, embora pareça nobre, prejudica o trabalho de ressocialização da pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social. "Muitas vezes, o dinheiro obtido com esmolas é usado para sustentar o vício em álcool ou drogas", afirma.

O Creas fica na Rua José Francisco Tuon, 121 (bairro Santa Cruz). Os telefones são 0800-7727721 (de segunda a sexta, das 8h às 17h) e 153 (demais dias e horários).


Fonte:


Notícias relevantes: