Indaiatuba

MP reforça combate à boca de urna

O Ministério Público Eleitoral requisitou à Prefeitura acesso às imagens das câmeras de segurança instaladas em vias públicas próximas aos locais de votação entre 18h de hoje (6) e 8h de amanhã (7), dia da eleição. O mesmo pedido foi dirigido às escolas estaduais e particulares equipadas com câmeras de segurança.

A medida visa reforçar o combate ao crime de boca de urna, previsto no páragrafo 5º do artigo 39 da lei das eleições (9.504). O "forramento" ou "derramamento de santinhos" em grande quantidade é praticado muitas vezes na madrugada que antecede o dia do pleito, nas vias públicas que circundam os locais de votação. "Isso tem como objetivo impedir o crime de boca de urna e evitar os acidentes com idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção, a obstrução de bueiros e a poluição visual", reforça a chefe do cartório eleitoral de Indaiatuba, Lilian Dalva Silva de Lima.

Ela aproveita para recomendar aos eleitores, no dia da eleição, a entregar aos administradores das escolas os

eventuais "santinhos" encontrados em vias públicas próximas aos pontos de votação. "Eles estão orientados a encaminhar esse material irregular ao Ministério Público Eleitoral", informa.


Fonte:


Notícias relevantes: