Tecnologia

Alexis Ohanian é feito com reddit

Alexis Ohanian é feito com reddit
Crédito: Reprodução/Internet

Alexis Ohanian renunciou ao seu lugar no conselho do Reddit, o site que ele cofundou há pouco de 15 anos, em um aparente ato de solidariedade com o movimento Black Lives Matter.

"Está muito atrasado fazer a coisa certa", escreveu Ohanian em um post no blog na sexta-feira à tarde. "Estou escrevendo isso como um pai que precisa ser capaz de responder sua filha negra quando ela pergunta: 'O que você fez?'" Ohanian casou-se com Serena Williams em 2017, com a estrela do tênis anunciando seu noivado em um post no Reddit, referindo-se a si mesma como "futura Sra. Kn0thing" — uma referência ao nome de usuário de Ohanian no site.

- Alexis Ohanian Sr. ???? (@alexisohanian) 5 de junho de 2020

Ohaniano não só renunciou ao cargo no conselho da empresa, como também prometeu "usar ganhos futuros nas minhas ações do Reddit para servir a comunidade negra". Sua primeira doação, diz ele, será $US1 (US$ 1) milhões para o Know Your Rights Camp, a organização de libertação preta e marrom fundada por Colin Kaepernick. Ele também deixou claro que deseja que seu lugar no conselho seja preenchido por uma pessoa negra. (Os outros membros do conselho do Reddit, Sam Altman e Bob Sauerberg, são ambos homens brancos.)

É impossível ignorar o momento da saída de Ohanian em meio a uma enxurrada de marcas tentando se unir à causa de Black Lives Matter — Reddit entre elas. Uma nota de anodyne postada na segunda-feira pelo atual CEO Steve Huffman prestou serviço labial à ideia de justiça racial, enquanto permaneceu em silêncio sobre o que a empresa ou Huffman faria para avançar a causa, exceto por uma menção passageira de apoiar a reforma eleitoral.

Huffman foi publicamente humilhado pela ex-CEO interina do Reddit, Ellen Pao, no Twitter pela cumplicidade do site em proteger e amplificar comunidades construídas em torno do ódio e assédio. (Em particular, ela menciona r/the_donald, o infame subreddit pró-Trump que, entre outras coisas, ameaçou os próprios funcionários do Reddit.)

Eu sou obrigado a chamá-lo para fora: Você deveria ter fechado the_donald em vez de ampliá-lo e seu ódio, racismo e violência. Muito do que está acontecendo agora está aos seus pés. Você não pode dizer BLM quando o reddit alimenta e monetiza a supremacia branca e o ódio o dia todo https://t.co/VN5XCiYp5g

As discussões de longa data do Reddit como incubadora de racismo e assédio pareceriam uma boa razão para saltar de navio, não está claro quais questões específicas Ohanian tem com o Reddit, ou por que ele sentiu que deixar a empresa era a melhor opção para enfrentá-los neste momento. Entramos em contato direto com Ohanian e atualizaremos se ele responder.


Fonte: Redação Tribuna Press


Notícias relevantes: