Tecnologia

Dropbox Furtivamente lança gerenciador de senhas somente para convidados

Dropbox Furtivamente lança gerenciador de senhas somente para convidados
Crédito: Reprodução/Internet

Em muita fanfarra, o Dropbox decidiu lançar um aplicativo de gerenciador de senhas chamado Dropbox Passwords. A pegadinha é que o aplicativo ainda está em beta e a menos que você tenha um convite, você está sem sorte.

Retos agora, você pode encontrar a versão beta do Dropbox Passwords na Play Store. Inicialmente detectado pela Android Police, ele funciona de forma semelhante a outros gerenciadores de senhas como LastPass e 1Password. Por exemplo, ele pode preencher automaticamente nomes de usuário e senhas para sites e aplicativos, gerar senhas seguras para novas contas e sincronizar automaticamente entre dispositivos. Dito isso, não há menção de autenticação de dois fatores.

Outher do que isso e o design de aplicativo minimalista que é mostrado no descritor, não há muito que saibamos sobre o serviço. O descritor da Play Store observa que ele está atualmente em "beta privado e disponível apenas para alguns clientes do Dropbox" então mesmo se você quiser verificar você mesmo, você pode não ser capaz. Os usuários do iOS também estão sem sorte, pois parece ser um aplicativo somente para Android no momento.

Considerando o registro irregular do Dropbox sobre segurança, faria sentido que a empresa tentasse corrigir isso. O Dropbox teve vários problemas com senhas em particular. Um relatório TechCrunch de 2011 descobriu que era possível fazer login em todas as contas do Dropbox sem senhas. Isso aconteceu novamente em 2016, quando os e-mails e endereços de 68 milhões de contas do Dropbox foram publicados online. E esses são apenas os principais incidentes relacionados com a segurança de senhas. Em 2014, Edward Snowden criticou o Dropbox como "hostil à privacidade" devido aos seus métodos de criptografia, e houve vários problemas relacionados à segurança ao longo dos anos.

Seremos esperar e ver se o Dropbox Password pode competir contra gerenciadores de senhas mais estabelecidos, mas pelo menos este é um passo na direção certa.


Fonte: Redação Tribuna Press


Notícias relevantes: