Tecnologia

O Departamento de Polícia de Austin explica seu bizarro tweet de cartão de agradecimento

O Departamento de Polícia de Austin explica seu bizarro tweet de cartão de agradecimento
Crédito: Reprodução/Internet
Illustration for article intitulado The Austin Police Department Explains Its Bizarre Thank-You Card Tweet

America é, você pode estar ciente, expressando uma onda de desgosto contra a brutalidade policial após as mortes de George Floyd e Breonna Taylor — um cenário desafiador que muitos departamentos locais de aplicação da lei responderam com uma escalada crescente da brutalidade. Considerando o grande número de vídeos que circulam nas redes sociais de violência clara incitada apenas pela polícia, é difícil chamar essa estratégia de qualquer coisa, menos o objetivo mais espetacular e horripilante da história.

Suassas merda de manifestantes pacíficos e empurrando velhos para a calçada não são as únicas ferramentas de relações públicas no arsenal de policiais (consideráveis e altamente militarizados), no entanto. A polícia de Austin, Texas, postou o seguinte tweet ontem — a mensagem implícita é que alguns moradores silenciosos da cidade estavam por trás de suas ações.

As ações incluíram, nas últimas semanas, o assassinato de Michael Ramos (42), e o disparo de balas de saco de feijão na cabeça de Brad Levi Ayala (16) e Justin Howell (20), este último sofreu danos cerebrais. Manifestantes que tentaram obter cuidados médicos de Howell após o incidente também foram baleados pela polícia, mostra vídeo.

Yes, a América é uma terra de contrastes, e certamente alguns austinitas estão muito atrás de seus meninos e meninas de azul. Mas este tweet trouxe à tona uma série de detetives amadores no Twitter que notaram alguns detalhes incomuns na foto.

Para um deles, esses envelopes não tinham postagem ou endereços. Claro, é possível e até provável que todos tenham sido entregues à mão, mas como o Departamento de Polícia de Austin explica a caligrafia idêntica em quase todos esses envelopes

?

A conclusão que muitos chegaram foi que os policiais tinham escrito as cartas em si e encenado um derramamento de agradecimento durante um momento de impopularidade sem precedentes para a aplicação da lei. Naturalmente, entramos em contato com o escritório de informações públicas de Austin:

"Muitos de vocês perguntaram sobre os cartões que foram postados em nossas páginas de mídia social", escreveu o PD de Austin ao Gizmodo. "Os cartões eram de vários membros da comunidade para incluir crianças do jardim de infância e famílias de Austin, que queriam mostrar apoio aos oficiais da APD. Duas pessoas, que se organizaram entregando os cartões pessoalmente, abordaram os envelopes com um "Obrigado", para que nossos oficiais abrissem as notas para receber incentivo durante esses momentos difíceis. É por isso que a frente dos envelopes parecem ter a mesma caligrafia. Todas as cartas foram, afirmou a APD, entregues ao mesmo tempo na última quinta-feira.

A inclusão de "jardim de infância" é suspeita. As escolas do Texas foram ordenadas a fechar para o restante do ano letivo de 2020 pelo governador do estado Greg Abbott em meados de abril. Não há salas de aula abertas no Texas, ou na maior parte do país

Em um telefonema depois que o Gizmodo pediu esclarecimentos, um oficial de informações públicas se recusou a identificar as duas pessoas que entregaram essas cartas. O oficial alegou que a APD não tem conhecimento de qual grupo comunitário (se houver) foi responsável pela organização da campanha de escrita de cartas, e que as informações relativas aos jardins de infância foram fornecidas pelos dois indivíduos que entregaram as cartas. "Não sabemos que escola ou que jardim de infância", admitiu o oficial, mais tarde, voltando atrás para afirmar que chamar alguns dos escritores de "envelhecidos no jardim de infância" seria mais preciso.

Na mesma chamada em que o PIO admitiu "não sabemos quem eles são", eles também negaram firmemente que os escritores de cartas são eles mesmos oficiais ou parentes de oficiais. A APD nega que o propósito de postar essas fotos tenha relação com os acontecimentos recentes.

Did Austin PD escrever-se cartões de agradecimento? Provavelmente nunca saberemos conclusivamente, e pelo meu dinheiro, é provavelmente uma demonstração genuína de apoio de um número muito pequeno de vidas azuis. Independentemente da origem desses cartões, ele fala volumes que quem dirige a divulgação de mídia social da APD pensou que este era um momento positivo que vale a pena destacar em vez de uma reação incrivelmente surda a um momento da história em que a necessidade da polícia como instituição está em referendo.


Fonte: Redação Tribuna Press


Notícias relevantes: